Blog

12/02/2020

O que esperar para 2020?

1. Mudanças de carreira

O mercado mudou bastante nos últimos anos e hoje é difícil um profissional passar anos na mesma empresa, as vezes na mesma função, afim de atingir seus objetivos.

Hoje, a tendência é não apenas trocar de empresa, mas fazer mudanças drásticas na própria carreira, investindo em outras áreas, atreladas a tecnologia, por exemplo. A tecnologia, por si, está revolucionando muitos setores e profissionais de diversas áreas, como gastronomia, TI e marketing, estão se tornando instrutores ou tutores de cursos a distância. Dessa forma, eles ampliam sua área de atuação, além de multiplicarem seus ganhos.

 

2. Automação em diversas áreas

A tendência da automação, chegará a diversas áreas. Talvez essas tendências não estejam se popularizando em uma velocidade tão alta no Brasil, mas o fato é que elas estão sendo desenvolvidas e, quando a tecnologia chegar a um determinado nível de maturidade, o preço cairá, o que facilitará sua adoção por empresas de diversos portes.

Para não perder sua relevância, o profissional precisa se diferenciar e se preparar para cargos de liderança e outros cargos que exijam competências mais interligadas com o presente (e o futuro) do seu setor de atuação.

 

3. Valorização de profissões tradicionais

Com uma certa frequência, vemos apontamentos direcionando para quais profissões vão “morrer”. Essa previsão é feita com base no mercado, que se adapta à tecnologia e ao comportamento do consumidor, reduzindo a demanda por determinadas funções.

Por outro lado, as carreiras tradicionais são apontadas como as mais sólidas. Entende-se que professores, médicos e advogados estão entre os profissionais “insubstituíveis” nas principais listas de tendências do mercado de trabalho, porém essas profissões serão afetadas pela tecnologia e cabe ao profissional se adequar para não perder a sua relevância.

 

E você, já conhecia essas tendências do mercado de trabalho? Já havia pensado no impacto dessas questões sobre sua carreira?

Se sim é hora de atualizar seu cadastro aqui no site de Vipper e encontrar as melhores oportunidades para você!

Vagas Gerenciais em Blumenau e Região

Matérias Relacionadas
11/11/2017

São Paulo - Profissionais dotados de inteligência emocional estão à frente de seus colegas - inclusive daqueles com o raciocínio mais afiado.

Segundo uma pesquisa da consultoria TalentSmart, o QE (Quociente Emocional) pode ser mais decisivo para o sucesso na carreira do que o famoso QI (Quociente de Inteligência).

 

 

09/01/2018

São Paulo - Desde que a crise se instalou no mercado de trabalho, conversar com recrutadores é certeza de ouvir histórias de telefonemas e pedidos de reuniões feitos a eles por profissionais aflitos. 

07/12/2017

Veja seis dicas elencadas por especialistas para encontrar o profissional perfeito para sua empresa.