O processo de aprendizagem é o caminho ideal para quem deseja obter novas habilidades, capacidades e conhecimentos, que podem ser aplicados não apenas para otimizar o desempenho profissional, mas também melhorar as mais diversas áreas da vida em todos os âmbitos.
E para quem está em um cargo de liderança sabe que além de o conhecimento contribuir para o desenvolvimento da sua própria carreira, precisa ser transmitido e repassado para os todos demais colaboradores. Principalmente se a empresa busca um crescimento sustentável por meio de uma política bem estabelecida de sucessão de carreiras.
Esse processo também permite que as empresas invistam no desenvolvimento de seus talentos, visto que a aprendizagem organizacional permite a criação de um modelo único e feito sob medida, de acordo com as necessidades e o perfil de cada colaborador.
Tipos de aprendizagem organizacional:
É comum que a área de Recursos Humanos seja a responsável por este processo, para que estabeleça técnicas de implementação, a fim de apoiar no desenvolvimento em diferentes níveis, além de apoiar os gestores no plano de crescimento de seus liderados dentro da organização. As técnicas mais utilizadas pelas empresas são: aprendizagem sistêmica, em grupo, com líderes, cultural e com experiências. Vamos falar sobre duas delas?
A aprendizagem em grupo faz uso do trabalho em equipe para fomentar conhecimentos, compartilhar experiências e vivências profissionais. Podendo ser realizado digital ou presencialmente, por meio de bate-papos virtuais, dinâmicas em grupo, workshops e muito mais.
A aprendizagem com líderes nada mais é do que adquirir novas experiências por meio da orientação vinda da liderança, que pode ensinar habilidades e compartilhar conhecimentos sobre as práticas e cultura da empresa de forma mais aprofundada e direcionada em sua área de atuação.
Como aplicar a aprendizagem organizacional com seus liderados:
Antes de aplicar com os colaboradores da sua equipe, é importante que o processo esteja alinhado com as práticas organizacionais. Esta por sua vez, precisa compreender quais são os principais pilares da aprendizagem organizacional:
- Ambiente organizacional e relações de trabalho: precisam ser positivos e propícios para esta forma de ensino;
- Infraestrutura da empresa: a empresa precisa dispor e fornecer suporte (técnico, físico, etc) para que seja um processo leve e contínuo;
- Políticas, cultura e ações gerenciais: precisam promover e incentivar a prática da aprendizagem organizacional.
Agora que você já está ciente dos principais pilares da aprendizagem organizacional, vamos compartilhar algumas formas de colocar esse conceito em prática com a sua equipe:
1. Desenvolver atividades práticas e dinâmicas em grupos:
Há momentos em que aprender com a prática é mais eficiente do que apenas estudar a teoria, por isso, planeje e proponha para seu time atividades práticas como o desenvolvimento do planejamento anual ou semestral do time, a construção de orçamento para o ano ou até mesmo, com o apoio da equipe de RH aplique dinâmicas que contribuam para melhorar o clima organizacional do grupo.
Você também pode realizar uma dinâmica mais lúdica, sugerindo que façam propostas de soluções para um determinado problema, usando suas experiências de outros trabalhos e conhecimentos adquiridos com os treinamentos oferecidos pela empresa. O importante é chegar ao final da atividade tendo a certeza que você ajudou a desenvolver sua equipe, os deixando até mais engajados.
2. Aposte na especialização (seja EAD ou presencial):
Desenvolver especialistas é o desejo de muitas empresas, mas a prática pode ser um pouco desafiadora. Afinal, a área responsável pelo treinamento e desenvolvimento dos colaboradores é a de RH, porém sem o apoio dos gestores de outras áreas, se torna difícil para este time propor cursos e treinamentos para os colaboradores.
Por isso, é importante que você converse com o seu time, entenda seus anseios e desejos para que juntos, busquem cursos ou capacitações que os tornem especialistas em determinadas áreas. Assim, você estará desenvolvendo seu time para atuarem em demandas cada vez mais estratégicas e que sejam referência no setor.
3. Seja um bom líder
Não existe forma melhor de colocar o conceito de aprendizagem organizacional na prática, do que fazer um trabalho de gestão de pessoas de maneira mais humanizada, no qual você ouve seu time, recebe e fornece feedbacks e engaja a equipe.
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