O termo CNV foi criado e estruturado pelo Psicólogo Marshall Rosenberg. Ele transformou suas indagações, após ter passado parte de sua infância em meio à violência, naquilo que hoje conhecemos como uma forma de diminuir conflitos e melhorar as relações. Quando usamos o termo “não violenta”, não estamos falando da violência física, mas sim no poder das palavras.
A CNV tem como objetivo apresentar novas formas de diálogo, a fim de promover a fala e escuta, buscando uma conexão maior entre as pessoas. Seu conceito envolve desde a forma como nos expressamos, facilitando as interações seja no âmbito pessoal ou profissional. Até a forma de entendimento das necessidades do próximo.
“Quando nos concentramos em esclarecer o que está sendo observado, sentido, e necessário ao invés de diagnosticar e julgar, descobrimos a profundidade da nossa própria compaixão”. Marshall Rosenberg
Ficou curioso para saber mais? Sugerimos o livro: Comunicação não violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais”, escrito pelo próprio Marshall Rosenberg.