Empreendedorismo interno: é possível empreender e crescer dentro das organizações?

As mudanças no mercado de trabalho não param de acontecer. Desde o início da pandemia, as modalidades de teletrabalho e o formato híbrido cresceram consideravelmente e essa passou a ser a realidade de milhares de brasileiros. A evolução do mindset dos profissionais também aconteceu. Com isso, há uma tendência para o empreendedorismo interno, também conhecido como empreendedorismo corporativo e intraempreendedorismo.

O Brasil registrou recorde no número de novas empresas abertas em 2020, um aumento de 6% em comparação com o ano anterior. São cerca de 20 milhões de negócios ativos. Sobretudo, quando observamos os microempreendedores individuais (MEIs), o crescimento foi ainda mais expressivo. Um aumento de 8,4% na categoria, com mais de 2,5 milhões de novos registros (Dados Ministério da Economia).

“A crise econômica que o país passou a viver a partir das mudanças causadas pela pandemia levou milhões de brasileiros a abrirem o seu próprio negócio. O empreendedorismo interno passou a ser uma opção para quem tem espírito de negócio, mas quer garantir alguns benefícios de funcionário, como segurança. Para a empresa, essa é uma forma de incentivar colaboradores a pensarem na empresa em que trabalham com uma visão de dono”, comenta Fabiana, diretora da Vipper Talentos.

Mas afinal, é possível empreender e crescer dentro de uma organização? Quais são os benefícios do empreendedorismo interno para as empresas e para os profissionais? Posso ganhar mais dinheiro ou estou perdendo benefícios do profissional CLT?

O que é o Empreendedorismo Interno?

O conceito de “empreender” é amplo. Em geral, gira em torno de usar o seu tempo e as suas melhores competências técnicas e comportamentais (soft skills) com autonomia para criar valor, assumindo riscos e aceitando desafios. Ou seja, realizar e iniciar uma obra, um negócio, um compromisso, se envolvendo com as dificuldades e os riscos.

Sobretudo, hoje existe uma modalidade que chamamos de Empreendedorismo Interno, que possibilita ao profissional empreender dentro de uma empresa. As competências de um profissional empreendedor ainda são necessárias: liderança, criatividade, comunicação, organização e proatividade.

Mas os riscos do empreendedorismo interno são menores, já que as suas ideias são realizadas dentro de empresas já consolidadas e com capital de investimento.

Quais são os benefícios do empreendedorismo interno para as empresas?

O empreendedorismo corporativo tem com o objetivo de incentivar colaboradores a pensarem na empresa em que trabalham com uma visão de dono. Desta forma, eles têm uma visão ampla e envolvida com o negócio. Para as empresas, isso pode significar um aumento de produtividade, mais engajamento e o desenvolvimento de inovações e oportunidades.

Em consequência, podem surgir novos produtos, serviços e soluções importantes para o crescimento e expansão do negócio. Além disso, a reputação da empresa tende a ser aumentada com o inventivo ao empreendedorismo interno e à autonomia dos colaboradores.

E para os profissionais, qual a vantagem do intraempreendedorismo?

Com o empreendedorismo interno, o colaborador passa a ter mais autonomia em suas ações, a fim de desenvolver a rentabilidade da empresa através de novas frentes de negócio. Aqueles que tem o perfil menos disposto a correr riscos grandes, consegue através do intraempreendedorismo inovar, desfrutando da segurança do salário, da estabilidade dentro da empresa e, claro, sem arriscar seu próprio capital.

É válido lembrar que o sucesso do empreendedorismo é medido pela liberdade financeira, que é mais difícil ser atingida com o empreendedorismo interno. Afinal, o retorno financeiro irá beneficiar a empresa que dá os recursos para essa inovação.

A principal vantagem para o colaborador é voltada para a autonomia de atuação e o desenvolvimento das suas capacidades de liderança, ou seja, uma melhoria geral na carreira do empreendedor. Essa pode ser uma forma segura de obter uma experiência valiosa antes de abrir seu próprio negócio no mercado.

Portanto, sim! Você pode empreender e crescer dentro das organizações. Tudo depende do seu objetivo pessoal e profissional com o empreendedorismo.

Gostou do conteúdo? Confira outros textos para te ajudar a crescer na carreira no Blog da Vipper Talentos.

__________

URL: https://vippertalentos.com.br/empreendedorismo-interno