Marketing Pessoal e Personal Branding: você sabe o que são e como podem contribuir para a construção e gestão da sua marca pessoal?
Sim, é comum uma certa confusão entre os dois conceitos e até mesmo na prática. Embora muitos acreditem que tenham o mesmo significado, o marketing pessoal e personal branding são coisas distintas. Sobretudo, eles estão conectados!
A Fabiana, diretora da Vipper Talentos, preparou esse artigo para explicar a diferença. Essa compreensão é fundamental para organizar a construção e gestão da sua marca pessoal.
Marketing Pessoal e Personal Branding: qual a diferença?
A diferença pode ser compreendida quando diferenciamos marketing e branding.
Enquanto o marketing promove ativamente produtos e serviços, o branding tem como objetivo atribuir valor e credibilidade à uma marca.
Ações de marketing são voltadas para um planejamento dentro de um período determinado, focadas em satisfazer as necessidades e desejos das pessoas, impactando o mercado e gerando resultados (lucros). Por isso, geralmente, são mensuráveis e possuem objetivos a serem alcançados ou superados.
Enquanto isso, as ações de branding promovem uma construção de cultura e posicionamento que é adquirida com o passar do tempo. É uma resposta emocional por uma imagem, nome, marca ou pessoa. Sua mensuração ocorre com a fidelização e o relacionamento construído, que muitas vezes ultrapassam a materialidade.
Marketing | Branding |
Ação | Sentimento |
Chama atenção | Garante a lembrança |
Usado para promover um produto ou serviço | Usado para reforçar uma marca |
Foco em vendas e resultados | Foco em reconhecimento, posicionamento, reputação e lealdade |
Estratégias momentâneas e alteradas conforme o planejamento | Construção duradoura, afinal, uma marca é para sempre |
E quando falamos das pessoas?
Diferente do marketing e branding tradicional, que estão focados em produtos, serviços, marcas… Aqui é o momento de falar de PESSOAS.
Afinal, esse tipo de estratégia é utilizado por pessoas que atuam em cargos importantes como: líderes, celebridades, políticos, entre outros. Ou seja, pessoas que desejam promover autoridade e conquistam lembrança no mercado como referências na sua área de atuação.
Podemos conceituar o personal branding como um processo de gestão da marca pessoal, com objetivo de fortalecê-la para que ganhe destaque, autoridade e posicionamento no mercado. Por meio deste processo, você descobre o que torna o único, qual seu posicionamento de comunicação, qual sua representação de valor para alcançar relevância e influência com o público que está dialogando.
Já o marketing pessoal é uma ferramenta para ajudar na construção dessa marca, definindo as estratégias e ideais para o sucesso profissional e pessoal. Ou seja, ambas se complementam para o sucesso de uma marca pessoal.
Como construir uma marca pessoal com Personal Branding?
A construção do personal branding é uma forma de representar como você é visto e será reconhecido ou lembrado pelas pessoas. Reforça seus propósitos, no que acredita e o seu legado no mundo. “Pessoas que investem em personal branding estão construindo uma imagem e reputação para o mundo”, comenta Fabiana, da Vipper Talentos.
É válido reforçar que o marketing pessoal é parte do processo de personagem branding. Todas as pessoas fazem marketing pessoal quando falam sobre si mesmas nas redes sociais, em entrevistas de emprego. etc. Porém, o personal branding é mais do que isso. Ele ajudará a tornar esse indivíduo único no seu posicionamento. Definir sua essência e filosofia. Uma construção de longo prazo. E as estratégicas de marketing pessoal irão contribuir para propagar essa mensagem, impactando o mercado.
Boas estratégias de marca ganham visibilidade do público porque usam boas estratégicas de marketing. Assim como as boas estratégias de marketing elevam o valor naqueles que possuem boas estratégias de marca.
Primeiros passos para a construção de uma marca pessoal forte
1. Cuidado com a sua imagem. Ela é seu cartão de visitas e diz muito sobre quem é você.
2. A aparência dos seus materiais e a criação de conteúdos relevantes são importantes, principalmente se você atuar no ambiente digital.
3. Valorize sua trajetória e carreira. Não pare de estudar e buscar conhecimento. Compartilhe com pessoas ao seu redor.
4. Faça networking e valorize as pessoas ao seu redor. Pessoas são um pilar fundamental para a construção de uma imagem de marca pessoal.
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Palavra-chave: personal branding