Em algum momento da sua vida pessoal ou profissional você já duvidou da sua capacidade? Ou então elevou o seu nível de autocobrança e sentiu que não era merecedor de um reconhecimento, até mesmo uma promoção? Se você respondeu “sim” para algum destes questionamentos, talvez, você esteja de frente ao que chamamos de Síndrome do Impostor!
De acordo com estudos realizados pela Universidade Dominicana na Califórnia, nos Estados Unidos, em 2022, 70% das pessoas sentem ou já sentiram que são uma fraude dentro do mercado de trabalho. E este sentimento é conhecido como a Síndrome do Impostor, caracterizada como uma desordem psicológica, comumente compreendida como um sentimento interno de não ser bom o suficiente como as outras pessoas, impossibilitando analisar seus próprios resultados.
Segundo Fabiana, diretora da Vipper Talentos, esta síndrome pode ter causas variadas, desde questões sociais do ambiente em que o indivíduo está inserido, até mesmo, traços da criação e relação familiar. “Por conta destes fatores, as pessoas que são afetadas pela síndrome do impostor, são incapazes de reconhecerem suas próprias conquistas. Diminuem seus esforços e não enxergam valor em seus feitos”, complementa.
A empresária ainda destaca que qualquer pessoa está sujeita a apresentar esse quadro, principalmente considerando o mercado de trabalho competitivo dos dias atuais. Acometendo, principalmente, profissionais altamente qualificados e muito capazes, fazendo-os transmitirem insegurança para os colegas e dificultando a capacidade de organização das tarefas.
Sinais que ajudam a identificar o indivíduo com síndrome do impostor:
No ambiente de trabalho, esta síndrome está presente em todos os níveis da organização, desde o estagiário até a alta gestão. Por isto líder, fique atento a estes sinais (tanto em você quanto nos seus liderados para que possa ajudá-los):
- Trabalho em excesso: muitos profissionais sentem a necessidade de trabalhar além do horário para compensar uma suposta falta de compromisso ou dedicação;
- Resistência à novos desafios: o subconsciente faz com que estas pessoas não se enxerguem capazes de assumir novos cargos, atividades e desafios ao longo da carreira profissional;
- Procrastinação: adiam tarefas e compromissos ao máximo por medo de não obterem um resultado perfeito ou por acreditarem que não serão capazes;
- Dificuldade em lidar com críticas construtivas e feedbacks: acabam focando apenas no lado negativo da situação.
Outros sinais que é importante observar em si próprio são: se autossabotar com frequência por acreditar que o fracasso é inevitável; sofrer em silêncio e não compartilhar dúvidas e receios por medo dos outros concordarem com o julgamento negativo que criou em sua mente.
Todos estes sintomas e sentimentos ocasionados pela síndrome do impostor, prejudicam o desenvolvimento e crescimento profissionais de milhares de pessoas, gerando sobrecarga de trabalho pela dificuldade em delegar atividades, comprometendo a produtividade pela má gestão do tempo, esgotamento mental e até, gerar uma insatisfação constante, já que esta pessoa não é capaz de celebrar pequenas conquistas ficando sempre com a sensação de que o resultado alcançado poderia ser melhor.
Como evitar ou combater a síndrome do impostor:
Se você, como gestor, perceber que um membro da sua equipe está se comportando de maneira similar às citadas acima, é importante iniciar um trabalho de acompanhamento deste indivíduo. Realizar alinhamentos pontuais e ajudá-lo a encontrar maneiras de lidar com a situação.
Você pode iniciar este processo sugerindo que esta pessoa realize momentos de reflexão para, por exemplo, listar coisas positivas sobre si mesmo, como realizações e habilidades.
Mas caso você esteja nesta situação, é importante que o primeiro passo seja reconhecer as atitudes que você possui causadas por esta síndrome. Isto porque, como gestor, as pessoas se espelham em você e suas atitudes são um reflexo para a sua equipe. Por isso:
- Busque ajuda profissional para falar sobre seus sentimentos;
- Mantenha um bom relacionamento com as pessoas, buscando, também, por feedbacks contínuos;
- Não se compare à outros gestores da organização, afinal cada um possui responsabilidades e obrigações bem distintas;
Aceite também os elogios e seja mais confiante quanto às suas próprias conquistas. Se você chegou nesta posição, foi esforço e mérito seu.
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