A importância da Psicologia na Gestão de Pessoas

No dia 27 de agosto, celebramos o Dia do Psicólogo. Para marcar essa data com reconhecimento a esses profissionais, a Vipper Talentos preparou esse artigo sobre a importância dos profissionais de psicologia nas organizações, especialmente associados à área de Gestão de Pessoas.

A psicologia na Gestão de Pessoas atua principalmente para promover a qualidade de vida das pessoas no trabalho.

“Compreender o comportamento humano é um dos maiores desafios para as empresas. Esse entendimento fica mais claro quando trabalhamos a psicologia organizacional. Os profissionais podem atuar de forma diferenciada no recrutamento e seleção de talentos, desenvolvendo competências dos colaboradores, além de contribuir na análise de remuneração e benefícios com base no reconhecimento”, comenta Fabiana, diretora da Vipper Talentos.

O início da psicologia nas organizações

Embora o assunto seja um tema nas pautas recentes, a importância da psicologia nas organizações começou ainda no século XIX, na era industrial.

Esses profissionais buscavam encontrar a pessoa certa para o lugar certo, por meio de análises comportamentais na qual se definia a atuação de cada profissional dentro das organizações. Buscando compreender as pessoas no ambiente de trabalho, para trazer mais assertividade na escolha dos perfis para seus cargos e desde então, esta área não para parou de se desenvolver.

Qual o objetivo da psicologia nas empresas?

O objetivo da psicologia nas empresas é valorizar as pessoas e contribuir para uma gestão mais estratégica, com objetivo de promover bem-estar, segurança e qualidade de vida para os colaboradores.

O colaborador é o principal ativo da organização. Priorizar o relacionamento com ele pode ser a diferença na competitividade de um negócio.

É importante não confundir a atuação de uma pessoa de gestão de pessoas com um psicólogo. São atuações distintas, mas que se complementam. O psicólogo pode atuar

em entrevistas, testes psicológicos, dinâmicas com as equipes, avaliações de colaboradores, gestão de conflitos e processos… são inúmeras possibilidades de intervenção e contribuição em uma organização.

Motivos para a minha empresa apostar em um psicólogo na área de gestão de pessoas

Se você ainda tem dúvidas sobre a importância de um profissional da psicologia na sua empresa, a Fabiana, diretora da Vipper Talentos, separou alguns motivos para te fazer refletir:

1. Seus colaboradores irão se sentir acolhidos, compreendidos e representados.

2. O time de recrutamento e seleção terá mais habilidade e competência para contratar bons profissionais e também colaboradores envolvidos com o propósito do negócio.

3. Você poderá melhorar seus processos de cargos e salários e gestão de benefícios, que são importantes para a motivação das equipes.

4. Seus colaboradores poderão ser avaliados e receberão feedbacks que podem contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

5. Poderá promover capacitações técnicas para seus times e colaboradores.

6. A gestão de conflitos e problemas envolvendo os colaboradores poderá ser mediada por um profissional.

7. Com tudo isso, a rotatividade na sua empresa vai diminuir e seus colaboradores serão mais produtivos.

Percebeu a importância? Sempre que falamos de pessoas e comportamento humano, conte com profissionais especializados para te ajudar a crescer de forma consciente e planejada.

Desejamos um Feliz Dia do Psicólogo a todos os profissionais que se dedicam para melhorar a vida das pessoas. Parabéns pelo seu dia.

Gostou do conteúdo? Confira outros textos para te ajudar a crescer na carreira no Blog da Vipper Talentos.

__________

URL: https://vippertalentos.com.br/psicologia-na-gestão-de-pessoas