Todos os dias novas ferramentas e tecnologias surgem, em 2023, a tendência do momento é o ChatGPT, um programa desenvolvido pela OpenAI que faz uso da Inteligência Artificial (IA) para trazer respostas rápidas sobre qualquer assunto aos usuários.
Embora seja uma ferramenta que está em processo de evolução, principalmente para trazer respostas sobre questões muito específicas, a caixa de diálogo está cada vez ganhando mais destaque e funcionalidades. Na área de Recursos Humanos, pode ajudar candidatos a se destacarem nos processos seletivos por meio de um currículo bem estruturado e capaz de chamar a atenção dos recrutadores. Porém, é importante entender um pouco mais sobre os limites de utilizar o ChatGPT na hora de elaborar o seu!
“Eu posso utilizar o ChatGPT para auxiliar na criação do currículo, mas devo usar, é bem aceito?”
A resposta para essa pergunta é simples: sim, você pode e deve! Afinal, a tecnologia vem para nos ajudar e por isso, deve entender que na hora de elaborar o seu currículo, o Chat deve apenas te auxiliar neste processo. Você precisa manter a sua essência no material.
Mas nada de sair copiando e colando todas as informações que a ferramenta te entregar, afinal, por ser uma ferramenta que todas as pessoas possuem acesso e que contém padrões de escrita. E este é um ponto de atenção para você não sair só usando o Ctrl+C e o Ctrl+V, porque os recrutadores, na hora de avaliar os currículos, poderão encontrar similaridades e poderá ser considerado plágio!
Como usar o ChatGPT no seu currículo:
O ChatGPT é uma IA, então é preciso que você forneça todas as informações necessárias para te ajudar neste processo. Para tal, tenha bem definido o seu objetivo com o currículo que está elaborando, já que este é um documento que precisa ser adaptado para cada vaga que você se candidata e deve ser mantido atualizado, com informações claras e concisas.
Mas não basta apenas escrever um currículo, é preciso escrever um currículo que se destaque! E para isso, inicie com um resumo profissional curto e preciso, destacando suas qualificações e experiências mais relevantes para a vaga desejada. Insira informações como: sua formação acadêmica, habilidades e seus feitos.
Em seguida, é hora de contar sua história profissional. Liste suas experiências em ordem cronológica inversa, começando pelo cargo mais recente, não se esquecendo de citar as principais responsabilidades e realizações em cada uma delas. Foque nas habilidades que realmente importam para a vaga e que possam te colocar na frente de outros candidatos.
Caso você tenha mais de uma formação acadêmica, é importante que sejam destacadas, começando pelo grau mais recente. Informe o nome da instituição, o grau obtido e as datas de conclusão. E não se esqueça das habilidades e competências, especialmente as técnicas e as interpessoais. Use exemplos concretos para demonstrar suas habilidades e como elas podem contribuir para a empresa.
No final, revise e edite cuidadosamente o seu currículo, deixando-o com a sua cara. Afinal, o ChatGPT é uma ótima ferramenta, principalmente para quem possui dificuldades com uma escrita e linguagem formal, mas não é capaz de ser você! A IA ajudará a evitar erros de gramática, ortografia e pontuação, facilitando a leitura e enaltecendo as suas qualidades. Isso porque, um currículo bem escrito e bem estruturado pode ajudá-lo a se destacar como um candidato qualificado.
Gostou do conteúdo? Confira outros textos para te ajudar a crescer na carreira no Blog da Vipper Talentos.