Empreender é inovar e criar novos negócios. Intraempreender é ter a capacidade de identificar oportunidades e propor soluções dentro da organização em que você já trabalha. É pôr em prática a famosa frase “trabalhe com o senso de dono”, que com certeza, você já deve ter escutado em muitos lugares!
Para Fabiana, diretora da Vipper Talentos, intraempreendedorismo, é apenas o termo que utilizamos para caracterizar aquele colaborador que possui um perfil empreendedor dentro da organização. “Este perfil de funcionário trará ideias inovadoras, que impactam positivamente no crescimento do negócio”, reflete.
Pessoas com perfil empreendedor podem agregar muito valor às organizações e estas, precisam estabelecer políticas empresariais que incentivem seus colaboradores a pensarem na empresa com uma visão de dono. Afinal, o ambiente profissional precisa ser favorável para que estes funcionários possam se desenvolver, sendo capazes de deixar em evidência, suas características e habilidades naturais.
Quais são as características de um profissional empreendedor, dentro das organizações?
Um profissional intraempreededor é aquele que não se limitará a desempenhar somente aquelas atividades que lhe foram delegadas, mas buscará trazer ideias, resolver problemas e enxergar oportunidades de melhorias em processos, produtos e serviços oferecidos pela organização. Sempre buscando trazer a inovação para dentro da empresa em todos os seus âmbitos.
Se você busca desenvolver o seu perfil empreendedor dentro da empresa em que trabalha, aqui listamos algumas características que este profissional precisa ter:
- Proatividade: ser proativo é uma das principais características deste profissional. É não esperar receber uma ordem, mas simplesmente tomar iniciativa.
- Pensar “fora da caixa”: é buscar novas formas de solucionar problemas.
- Assumir riscos: estar preparado para assumir possíveis riscos e saber como gerenciá-los de forma rápida e eficiente. Além de ver o erro enfrentado como um aprendizado para próximas ações.
- Ser colaborativo: é saber que, apesar de pensar diferente, o trabalho em equipe é a chave para o sucesso do negócio. Afinal, é por meio da colaboração que estratégias de negócio são implementadas e trazem resultados.
Como incentivar o intraempreendedorismo dentro da sua empresa
Um ambiente favorável ao desenvolvimento de profissionais intraempreendedores, é o primeiro passo para incentivar os colaboradores a agirem e pensarem como se fossem donos do negócio. Algumas dicas são:
- Proporcione mais autonomia aos colaboradores, deixando claro que até podem tomar decisões por conta própria sem prejudicar o negócio;
- Estabeleça uma política de participação dos resultados;
- Ao definir metas, busque pela colaboração da equipe e juntos, tracem objetivos desafiadores que sejam alcançáveis;
- Seja transparente no repasse de informações;
- Valorize, por meio de reconhecimentos, pessoas proativas e criativas.
Neste processo, é importante que a organização tenha como premissa fazer com que seu colaborador se sinta parte da empresa, estando em um ambiente seguro para cometer erros, expor novas ideias e tomar decisões.
Gostou do conteúdo? Confira outros textos para te ajudar a crescer na carreira no Blog da Vipper Talentos.