Modelo de Contratação Ágil: transformando a maneira como a sua empresa contrata talentos

Ao ler ou ouvir a palavra “ágil”, é comum que as pessoas associem à processos de tecnologia, que costumam fazer uso de metodologias ágeis para o desenvolvimento de projetos. Mas a utilização deste termo já se tornou conhecida em outras áreas e vem ganhando força, inclusive nos Recursos Humanos!

O modelo ágil de trabalho propõe melhorias em projetos, visando melhorar o desenvolvimento para ter uma entrega mais rápida e assertiva de um produto ou serviço. E qual o impacto direto desta metodologia no setor de RH? Desde 2019, quando o Manifesto Ágil no RH foi criado, são seguidas algumas premissas, como:

  • Redes colaborativas mais do que estruturas hierárquicas;
  • Transparência mais do que sigilo;
  • Adaptabilidade mais do que prescrição;
  • Inspirar e comprometer-se mais do que gerenciar e reter.

Há diversas premissas estipuladas pelo manifesto, mas todas com o mesmo objetivo: desenvolver um RH mais estratégico, que tenha como foco as pessoas.

Agilidade nos processos de RH: Recrutamento e Seleção

A necessidade de contratação de novos colaboradores quase sempre é um sinal positivo para as empresas. Porém, o processo de recrutamento e seleção pode se tornar tão moroso que, muitas vezes, é adiado até que não existam outras alternativas, isto no modelo tradicional de RH. Mas com o surgimento das metodologias ágeis este processo passa a ser uma estratégia de employer branding (marca empregadora) contínua para atrair e reter talentos. 

Conhecida como Contratação Ágil, esta metodologia tem o objetivo de valorizar o candidato e reduzir a duração dos processos seletivos, trazendo resultados muito mais assertivos. Gerando assim, uma boa experiência para todos, independente se estes serão contratados ou não. Afinal, como trabalhar com esta metodologia significa encontrar a pessoa certa para a vaga certa, o recrutador pode identificar que um candidato com grande potencial se encaixa no perfil de uma oportunidade distinta. Mas o que vai motivar este candidato a participar de mais uma seleção da empresa, é a experiência que já obteve de outros processos.

Como trabalhar a Contratação Ágil:

Para que esta seja considerada uma metodologia ágil, ela precisa atender a uma série de critérios estipulados pelos inventores deste conceito. Garantindo assim, que os seus resultados serão realmente eficazes. Com isto, há uma série de métodos que são bastante aplicados e conhecidos, justamente por atender critérios, princípios e valores da agilidade nas empresas. Alguns destes métodos são: Kanban, Microsoft Solutions Framework (MSF), Lean, Scrum, entre outras.

Entre estas metodologias, provavelmente a Scrum pode ser a que melhor se adapte à rotina de um setor de Recursos Humanos, principalmente no processo de contratação de talentos. Isto porque, com ela, os projetos são divididos em ciclos menores, chamados de sprints. Uma sprint representa uma faixa de tempo dentro da qual os processos devem ser realizados, focando em bater pequenas metas e atingir o planejamento idealizado.

Nesse sentido, aliando esta ferramenta ao recrutamento e seleção, é possível separar cada processo individualmente e estabelecer um prazo máximo para ele. Ou seja, fases como recebimento de currículos, entrevistas e regularização de documentos podem ser realizadas em poucos dias. Principalmente se a empresa possui o suporte e apoio de uma consultoria externa que auxilia na realização destas etapas.

A Contratação Ágil com a Vipper Talentos: O nosso objetivo é contribuir com o desenvolvimento das equipes de RH que atuam dentro das empresas. Afinal, implantar uma metodologia ágil pode ser um tanto quanto desafiador e o papel da Vipper é auxiliar neste processo, apoiando na estratégia de abertura de uma nova vaga e no mapeamento do perfil adequado, assim como estipulando os prazos de entrega para cada fase do processo. Isso sempre aliado à experiência do candidato durante todo o processo, entendendo suas necessidades, desejos de carreira, pontos fortes e de desenvolvimento, e enxergando nele o potencial que possui para fazer parte da sua empresa, na oportunidade que mais se encaixa com o perfil do candidato.

Gostou do conteúdo? Confira outros textos para te ajudar a crescer na carreira no Blog da Vipper Talentos.