Em muitos momentos o mais importante é “levantar a cabeça”, olhar para o horizonte e se perguntar “o que você pode aprender com o momento que está passando? ”, “quais lições tirou e o que aprendeu com tudo isso? ”… Essa é a ideia desse post e queremos a sua opinião aqui nos comentários sobre esse assunto.
O nosso primeiro ponto dessa conversa, é o “não desistir” e aqui estamos falando de procurar um novo emprego. Escrevemos sobre isso algumas semanas atrás, lá no nosso Linked In e voltamos a falar: Continue buscando, continue se candidatando e continue acreditando porque sim, diversas empresas estão contratando, em diversas áreas, vários profissionais. Sabemos que empresas estão passando por um momento delicado, mas, outras não… quem sabe o momento de encontrar aquela sua vaga tão sonhada seja agora?
O que nos leva ao nosso segundo ponto que é aproveitar oportunidades. Muitas grandes ideias e oportunidades surgem em momentos de dificuldades, principalmente no meio dos negócios. Inovações tecnológicas e médicas também avançaram muito em períodos assim. Que tal tentar algum curso online daquela área que você tem interesse e adquirir novos conhecimentos? Esse momento pode ser o ideal para aprender novas habilidade e, quem sabe, conhecer mais a si mesmo, transformando essa mudança em algo positivo para você.
O último ponto é entender o quanto esse momento está te afetando e o quanto você pode mudar isso a seu favor. Nem todos os dias são bons. Nem todos os dias são ruins. Que tal aproveitar e refletir sobre aquilo que você gostaria de fazer na sua carreira, aquilo que gostaria de aprender profissionalmente e até, quem sabe, mudar traçando um plano de como isso poderia acontecer? Planejamento pode ser a chave do sucesso em um cenário tão diferente, desde que você esteja “antenado” nas mudanças do mercado e saiba o que quer.
Aproveite para aprender com o novo, continue a buscar, se aperfeiçoar e a traçar um planejamento do que quer, pois, o mundo está passando por mudanças, já sabemos que precisamos ser mais pacientes e resilientes em várias situações, porém uma coisa não vai mudar: as empresas sempre estão em buscas dos melhores profissionais.