Apesar de vivermos em um mundo cada dia mais conectado e digital, a humanização e o contato humano se tornam um diferencial competitivo para muitas empresas e até mesmo uma tendência. Especialmente, quando falamos de recrutamento e seleção.
Um processo seletivo humanizado é fundamental para garantir profissionais mais qualificados e conectados com as empresas. Uma pesquisa realizada por grandes plataformas de recrutamento, revelou que 63% dos profissionais de recursos humanos já optam pelo recrutamento humanizado.
“O foco são as pessoas e o reconhecimento do seu valor e talento. Um processo seletivo humanizado é uma mudança de postura para muitas empresas. A humanização faz questão de deixar um pouco de lado os métodos e processos, afinal, quando falamos de pessoas existe a individualidade de cada ser humano. Isso é o que realmente importa”, comenta Fabiana, diretora da Vipper Talentos.
A humanização cria posturas diferentes e mudanças no clima organizacional. Com empatia e ouvindo as pessoas, é possível criar soluções personalizadas e, principalmente, construir uma relação satisfatória para ambas as partes.
Confira a seguir algumas dicas para a sua empresa reconhecer e entender a importância de realizar um processo seletivo humanizado.
O que é a humanização afinal?
A palavra de ordem é empatia e valorização das pessoas. Compreender que elas têm suas individualidades, personalidades, prioridades. Cada ser é único. Pessoas não são apenas um meio para obtenção de lucro para as empresas.
Os colaboradores precisam se sentir conectadas com o negócio, com os propósitos da organização. Por isso, seu bem-estar e qualidade de vida precisam estar associados aos valores que a empresa acredita.
Como ter um recrutamento e seleção humanizado na prática?
Todas as etapas do processo de recrutamento, desde o primeiro contato, a entrevista até a contratação precisam ser oportunidades de relacionamento leves e dinâmicos. A busca por uma relação de empatia e entendimento é fundamental.
Afinal, a pesquisa da InfoJobs revelou que 80% dos profissionais dizem que o comportamento do recrutador durante o processo seletivo já foi motivo de nervosismo ou insegurança. Entre os principais motivos estão: postura intimidadora (41,9%), falta de atenção (18,8%), muitas anotações (13,9%) e perguntas inesperadas (13,9%).
Faça com que o candidato se sinta confortável e confiante nesse processo. Diminua as formalidades, torne o processo mais ágil e detalhe o passo a passo do processo. Recrutadores podem adotar uma postura amigável, simpática e acolhedora. Não esqueça de dar sempre o seu feedback ao candidato.
Uma pessoa bem tratada no processo entrará na organização mais feliz e engajado. Caso ele não passe no processo, pode se sentir motivado em outras oportunidades ou ainda recomendar a empresa para colegas.
Quais as vantagens para a minha empresa?
Você irá, sem dúvida, criar uma relação diferenciada com seus colaboradores. Os resultados são diversos, como:
– Melhor desempenho e satisfação dos candidatos;
– Melhoria da sua imagem como marca empregadora e como organização;
– Facilidade na negociação de um contrato de trabalho com os candidatos;
– Redução das taxas de turnover, especialmente dos recém-contratados;
– Relacionamentos mais sólidos e confiáveis com seus colaboradores.
“Empresas que apostam na humanização em uma era digital tem mais chances de se relacionar de forma positiva com suas equipes e melhorar sua imagem como um todo”, finaliza Fabiana.
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Palavra-chave: processo seletivo humanizado